"O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora." (Demócrito)
Você acorda de manhã, sai para trabalhar, não são nem oito da manhã, mas sol já está a pino, faz 30ºC e o dia mal começou, de tarde chove tão forte que as principais ruas das cidades estão alagadas tornando o transito mais insuportável que nos dias normais. A meteorologia diz que choveu mais que esperado para mês todo em apenas um dia, em um mês que não costuma chover, na hora de sair do trabalho para casa um vento forte e frio está soprando e temperatura caiu para uns 20ºC. E você se pergunta que clima é esse? Que estação estamos? O que esperar para o outro dia?
Para quem mora em um país tropical é fácil adaptar-se, a chuvas no final de um dia quente e a estações que não são definidas pela temperatura mais sim pelas chuvas.
Mas é complicado é ser adaptar a temporais freqüentes, alagamentos, chuvas de granizo, temperaturas freqüentemente próximas a 40ºC, estiagem, El niño , El nina.... são tantos processos climáticos que existem que é difícil até listar. Mas com certeza é fácil relacionar cada um deles com as atividades humanas.
Quando se fala sobre aumento de temperatura em 1ºC pode parecer pouco, mas as conseqüências desse 1ºC já podem ser vistas hoje. Daqui a 50 anos um estudo britânico prever um aumento em 4ºC. As conseqüências podem apensas ser estimas porque um cataclisma como esse gera ações em efeito cascata.
O homem cada vez mais na sua ânsia pela busca por riquezas agride o meio ambiente, sim todo esse ambiente que em perfeição foi criado por Deus tem em menos respeito que a bolsa de valores.
Mas para você o que tem mais valor, o que no seu dia a dia tem mais importância?
Quais dessas coisas você seria capaz de viver sem? Água potável, ar, dollar, vegetais, carro...
A frase mais celebre para finalizar tudo isso é assinada pelo Greenpeace
Quando o último rio tiver secado, Quando o último peixe for pescado, Vocês vão entender que o dinheiro não se come.
"A natureza deve ser considerada como um todo, mas deve ser estudada em detalhe." (Mário Bunge)
Nenhum comentário:
Postar um comentário