Há algum tempo estava para escrever sobre isso, durante um estudo do nosso GC (Grupo de Comunhão) sobre perseverança foi levantada uma questão qual a diferença entre ser perseverante e ser teimoso.
Primeiro vamos analisar por uma definição digamos mais concreta, segundo o Aurélio: Perseverança: s.f. Qualidade ou ato do que persevera. / Firmeza, constância.
Já a palavra Teimosia: s.f. Apego obstinado às próprias idéias, gostos etc.; obstinação, persistência: sua teimosia o perderá.
Já meio que fica evidente a clara diferença entre as duas palavras logo que remetemos a palavra Perseverança, lembramo-nos de algo que seja constante, tanto que o antônimo dela é a inconstância. Por quantas vezes em nosso caminhar mudamos com muita facilidade de planos, sonhos, metas e também de carro, casa, namorado (a), igreja, quando as coisas não saem como foram planejadas.
Portanto eu pergunto: Onde ou em Quem você deposita toda sua confiança? No que realmente você tem perseverado? Ou você tem sido uma pessoa teimosa que mesmo após erros e fracassos insiste em tentar caminhar sozinho?
A palavra de Deus nos ensina muito sobre isso, mas e quase impossível falar sobre perseverar sem fala sobre paciência:
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. (Hebreus 10:36)
Todos os seus planos firmados na vontade do Senhor com certeza serão cumpridos.
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; (Romanos 2:7)
E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. (Marcos 13:13)
http://www.dicionariodoaurelio.com/Perseveranca
Nenhum comentário:
Postar um comentário